top of page

1° FESTIVAL LITERÁRIO DO PARANHANA JUNTO AO 2º ROCK NO PARQUE

Dia 19 de agosto vai acontecer um evento cultural único em Igrejinha, promovido pelo Sobrinhos Rock Bar e pela revista Paranhana Literário, no Parque da Oktoberfest.

A revista Paranhana Literário está completando 03 anos de existência. E para comemorar, em parceria com o Sobrinhos Rock Bar, promove o 1° Festival Literário do Paranhana junto ao 2º Rock no Parque. O evento contará com a participação de mais de 40 autores, editores e ilustradores. Durante todo o sábado, as atividades literárias irão promover bate-papos, palestras, painéis temáticos, sessão de autógrafos, intervenções artísticas, oficinas de fanzines e slam, e a exposição e comercialização de livros pelos próprios autores. Além disso, na parte musical as apresentações contam com, entre outros, Chico Paz, Genesis Araújo, Staut, Tributo a Legião Urbana e Acústicos e Valvulados. Também terá espaço kids, praça de alimentação e feira de artesanato.

Dentre os mais de 40 autores que já confirmaram presença no Festival, nomes nacionalmente conhecidos e premiados, como Henrique Schneider, Liana Timm, Lilian Rocha, Maria Alice Bragança, Daniel Gruber e Adeli Sell apresentarão painéis e workshop sobre criação literária e cadeia produtiva do livro. Além de nomes locais que estão se destacando na cena literária, como o próprio idealizador da revista, Doralino Souza, autor de quatro livros e diversas participações em antologias, Paulo Wagner, atual presidente do Coletivo de Escritores do Paranhana e Ana Liecker, Doutora em Diversidade Cultural, autora de quatorze livros e idealizadora da Confraria de Escritores de Rolante.

“O objetivo principal do evento segue a proposta da revista Paranhana Literário, buscando evidenciar o movimento cultural e literário que ocorre na região do Vale do Paranhana, mas também, apresentar artistas e escritores de outras regiões e da capital gaúcha, debater a cena literária e cultural, suas possibilidades de alavancar a economia criativa e, obviamente, promover a inteiração entre escritores, editores, ilustradores e leitores.” Doralino Souza – Idealizador da Revista Paranhana Literário e um dos organizadores do Festival


PROGRAMAÇÃO LITERÁRIA


9h: Abertura do parque

9h30: Prefácio de boas-vindas - Valter Ribeiro – Poeta Igrejinhense

9h40: Painel CEAP - Coletivo de Escritores do Paranhana - “Quem escreve o Vale do Paranhana?” Ana Elicker (Rolante), Paulo Wagner (Taquara) e Silvio Juvenil Trein (Três Coroas)

10h30: Painel AGES – Associação Gaúcha de Escritores - “A literatura no RS” - Lilian Rocha (vice-presidenta social da AGES), Cátia Simon (vice-presindenta cultural da AGES) e Márcia Ivana de Lima e Silva (diretora de Integração Universitária da AGES)

11h20: “A censura sobre o corpo e a mente” - Henrique Schneider (autor, entre outros, dos livros Setenta e A solidão do amanhã) Adriana Mondadori (autora dos livros Clitória, poesias eróticas e Vulcana, contos eróticos

12h10: Intervalo

13h30: “Publicando com financiamento coletivo” - Daniel Gruber, escritor e editor da O Grifo Editora

14h30: Painel AGES “A organização dos escritores no RS e a AGES” - Liana Timm (Presidenta da AGES), Maria Alice Bragança (diretora de comunicação da AGES), Neli Germano (diretora de interiorização da AGES ) e Manuela Lopes Dipp (vice-presidenta administrativa da AGES)

15h30: A Revista Paranhana Literário – Doralino Souza, Ana Braz, Valter Ribeiro (Idealizadores da Revista) e convidados

16h30: “Poesia e violão” –Paulinho Rahs

17h30: Início das apresentações das bandas de rock

02h: Show de enceramento com a banda Acústicos e Valvulados


*Em paralelo, durante todo o dia, ocorrerá a exposição e comercialização de livros realizada pelos próprios autores, editores e ilustradores.

* Palco aberto para intervenções culturais e rodas de conversas.

* Oficina de fanzines - CAQ - Coletivo Alvoradense de Quadrinhos.

* Oficina de Poesia e Slam – Jessica Gonçalves

* Exposição e venda de artesanato

* Espaço kid e praça de alimentação

* Presença confirmada de mais de quarenta (40) escritores e escritoras.

* A partir das 17h30min ocorrem shows com bandas regionais e intervenções literárias no intervalo de cada troca de banda.


Conheça a revista em: paranhanaliterario.jm2d.com.br


Posts recentes

Ver tudo

Meia Siza

Comments


bottom of page