top of page

A última batalha de Gumersindo Saraiva em Porto Alegre



Documentário curta metragem "Gumersindo Saraiva - A Última Batalha" terá sessão especial de estreia na capital gaúcha no próximo dia 17, sábado, às 19 horas, no Restaurante Quati Gelato e Baguete, localizado na Rua Garibaldi nº 1333, bairro Bonfim.

O curta acompanha uma cavalgada que refaz o até então desconhecido trajeto de 55 quilômetros do Estado-Maior do general Gumersindo Saraiva, levando o corpo de seu comandante entre Carovi, onde recebeu um tiro fatal e o Cemitério dos Capuchinhos, em Itacurubi, onde teve três de seus cinco sepultamentos. Durante o percurso, a obra resgata a participação do mais famoso general maragato na Revolução de 1893 e sua última batalha: não deixar seu corpo como troféu de guerra da ditadura castilhista, quando teve uma inusitada ajuda. Junto, a visão de grandes cancioneiros do Rio Grande do Sul sobre o revolucionário "doble-chapa".

Junto com a exibição do curta, haverá uma exposição de livros raros rio-grandenses, todos de autores famosos, ou de obras consagradas na literatura, poesia e história gaúcha, publicados entre o final do século XIX e os anos 50 do século XX.

O documentário foi gravado exatamente nos locais históricos em Capão do Cipó, Bossoroca e Itacurubi, na Região das Missões do RS, e contou com a participação da Confraria dos Cavaleiros da Paz (POA), Piquete Apolinária Cardoso de Souza (Itacurubi) e figurantes de Bossoroca. A direção é de Ricardo Ritzel, assistência de Rubens Fabricio Anzolin, roteiro de Marcos Fabricio e Ricardo Ritzel, fotografia de Erick Cabrera, Lucas Cardoso e Rodrigo Fortes, narração de Rogério Rocha Lobato e participação especial da atriz santa-mariense, Vera Mesquita, como Apolinária Cardoso de Souza.

A obra audiovisual foi lançada, no último dia 30 de novembro, no 15º Santa Maria Vídeo Cinema, é um dos selecionados oficiais na mostra competitiva do conceituado 12º Festival Internacional de Cine de Santa Ana del Guacaras, em Corrientes, que acontece entre 8 e 11 de dezembro na Argentina, e também já tem exibições agendadas em Itacurubi (dia 19) e Bossoroca (dia 21), onde foram gravadas as cenas e imagens.

O ingresso para exibição é gratuito, por ordem de chegada, respeitando os limites de lotação da casa e o couvert artístico é opcional.

O Restaurante Quati Gelato e Baguete está localizado na Rua Garibaldi nº 1333, Bairro Bonfim, em Porto Alegre.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page