top of page

A Vitória da Chapa 1 na Plenária do OP e sua importância

A Eleição da Chapa 1 para o conselho da Temática de Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho (DETTT) do Orçamento Participativo de 2025, no último dia 7, é a consolidação de um trabalho que vem garantindo estrutura para vários seguimentos e movimentos sociais. Graças a isso, temos nossa Feira Baile da Diversidade da Praça Brigadeiro Sampaio, o Fórum de Empreendedorismo Lgbt+ e a Virada Cultural Syvinha Brasil, que antecede a Parada de Luta Lgbt+ de Porto Alegre. A Chapa 1 recebeu 556 votos do total de 977 inscritos para a votação.

ree

Na foto, da esquerda para a direita, a chapa eleita: Neodir dos Santos da Costa, (Titular 2), pela Cooperativa Alpes Lomba do Pinheiro; Marivane Anhanha Rogerio (Titular 1), da Associação Comunitária do Centro Histórico; a 1º suplente Maribel Kauffmann, do Fórum Economia Solidária de Porto Alegre; e a 2º suplente Nilce Maria Rodrigues, representando o Quilombo da Mocambo.


Algumas considerações de Marivane Anhanha Rogério, a primeira titular na Chapa 1:

Vamos conseguir dar sequência ao trabalho até então iniciado na parte dos cursos de boas práticas, financeiro e cuidador de idosos em todas as 17 regiões do OP, além de iniciar a parte das oficinas de carnaval e da área da construção civil, para o que já estamos em contato com o Sine, SMDETE e a SMIDH. 

Seguiremos com ações no turismo histórico cultural nos territórios afro, indígenas e nos principais pontos históricos da nossa Cidade, junto à Economia Solidária com os artesãos e incentivando o empreendedorismo com nossas feiras e eventos. Também seguiremos nosso trabalho direcionado aos LGBTs e Quilombolas, trazendo a visibilidade e importância que merecem na construção de uma cidade plural.

Nossa proposta de é trabalhar no direcionamento do Turismo Cultural trazendo a parte histórico cultural da cidade, por vezes esquecida e desconhecida pelos mais novos. A sua formação e caracterização precisa ser sempre trabalhada no turismo cultural.

O OP fez de nós referência mundial. Um processo lindo e poderoso de participação na construção de uma cidade melhor, com o olhar daqueles que vivenciam diretamente o que é necessário para a mudança e atendimento às demandas de suas comunidades. Neste processo, temos que ter sempre incluídas todas as necessidades das minorias, para realmente ser participativo. Desta forma, temos que incluir idosos, LGBTs, crianças, jovens, adultos, priorizando as classes mais necessitadas. Destacamos a importância e o trabalho da liderança comunitária!

Bom lembrar que o OP (Orçamento Participativo) é uma bela herança de políticas públicas com participação democrática e controle social da gestão de Olívio Dutra como prefeito de Porto Alegre. Sua importância garantiu o OP como política permanente de Estado. Nosso OP se notabilizou no mundo.

A Parada de Luta Lgbti+ de Porto Alegre

Aproveitaremos para comemorar a Vitória da Chapa 1 neste domingo, dia 13/7, na Concentração na Redenção, a partir das 12h, quando será realizada a entrega do Troféu Sylvinha Brasil. Além de reverência à memória da saudosa companheira que era apresentadora do evento, com Roberto Seintenfus, vamos homenagear artistas, ativistas, simpatizantes que cooperaram com nossos eventos e lutas.

A Parada deste ano vem com o mote: Trabalhador, pelo fim da Jornada 6/1. Estarei com Vagner Oliveira no cerimonial de entrega do prêmio, que, dentre os agraciados, terá a cantora Ilse Lapert que vai cantar para mais de 150 mil pessoas. Depois, festa e ativismo se completam, na caminhada e carreata até o Gasômetro, no encontro com artistas locais e do interior, com show variados, e de drags e transformistas afirmativos da comunidade Lgbtqiapn+.

ree


Gaio Fontella é Psicólogo, Psicanalista, Idealizador da Feira Baile da Diversidade e Fórum de Empreendedorismo Lgbt+-RS

Comentários


bottom of page