top of page

Andanças e mudanças

É com imenso prazer que inicio a caminhada neste Jornal.

Reflexo das andanças e mudanças que vira e mexe acontece em nossa Existência. Aliás, quantas vezes nos deparamos com situações que nos impulsionam a mudar.

Pode até gerar uma certa ansiedade, o que é mais do que natural, mas traz consigo o desejo de vivenciar novas oportunidades. Chego até aqui com uma vivência de 25 anos de trabalho em saúde mental coletiva e de 4 anos como aprendiz da escrita. Digo isto, pois estou em processo de aprendizagem e não me considero uma escritora.

Mas o mundo da literatura está presente na minha Existência desde a adolescência, quando participei de oficinas de criação literária na Casa de Cultura Mário Quintana. Uma experiência muito gratificante que me proporcionou desenvolver a escrita.

Mas quando ingressei na faculdade, o percurso literário foi absorvido pelo mundo da psicologia, saúde mental e por muitos anos estive afastada. Mas não completamente... quem gosta de ler, escrever, pintar jamais deixa a arte completamente.

Explico. Recentemente, percebi que em todos os projetos que finalizava, lá estava uma poesia, uma música que reverbera, em mim, o percurso realizado até aquele momento. Lembro de uma grande amiga de alma, psiquiatra fabulosa – Simone Donicht que sempre me presenteava com filmes e livros maravilhosos. Quando fui apresentada a Frida Kahlo, por exemplo, jamais a deixei.

E o rumo, o caminho da arte foi tomando novos contornos em minha Existência...

Assim, em 2019, após inquietações sobre o mundo dos diagnósticos e tarjetas, eis que surge o meu primeiro livro publicado “Tocando o Coração Enxergando a Alma”. Um livro especial que, definitivamente, é um divisor de águas na minha trajetória. A partir do livro, das andanças pelas feiras, das conversas e, em meio a uma pandemia, surge o Canal no Youtube com o mesmo nome.



Bah! De lá para cá, tenho percorrido muitos cenários, conversado com muitas escritoras, escritores, artistas que me permitem descortinar as suas obras para o mundo e descobrir uma nova face da Patrícia. Estou amando produzir, planejar, conversar, deixando a timidez cada vez mais de lado para experimentar muitas outras sensações.

Eis que durante o caminhar, surge o segundo livro “Em busca da Alma perdida”. Outra oportunidade que embarquei de corpo e alma. Aliás, este livro tem me proporcionado grandes reverberações, pois as percepções de quem tem me dado a honra da leitura está sendo especial.



Durante o percurso, comecei a escrever crônicas e estou adorando. Tem me possibilitado um encontro diferente com as pessoas.

Assim chego aqui, pronta para compartilhar escritos que são da alma.

Convido às leitoras e leitores a deixarem suas impressões, sugestões. Pois o mais importante para mim é a troca. A possibilidade de aprendermos e crescermos juntos.

Em um mundo muitas vezes difícil, estarmos nos apoiando, refletindo e contribuindo para o coletivo é essencial.

Até o nosso próximo encontro!



Patricia Ziani Benites Psicóloga e Escritora Autora dos livros Tocando o Coração - Enxergando a Alma e Em busca da Alma perdida Canal Youtube: Tocando o Coração Enxergando a Alma




219 visualizações10 comentários

Posts recentes

Ver tudo

10 Comments


Rosa Kreuz
Rosa Kreuz
Apr 23, 2023

Que bom que em tuas andanças, posso compartilhar alguns momentos contigo. Parabéns amiga por está nova iniciativa!Abs

Like
Replying to

Gratidão Rosa!!! Fazes parte desta caminhada! Bj

Like

Parabéns, Patrícia!

Só temos o que merecemos e tu mereces.

Like
Replying to

Gratidão Dileta!

Like

Parabéns pela linda trajetória amiga!

Like
Replying to

Muito obrigada Deinha!

Like

Carla Motta
Carla Motta
Apr 15, 2023

Um caminho riquíssimo que combina muito com você, parabéns querida! Sucesso!!!🌹

Like
Replying to

Muito obrigada pelo carinho!!!

Like

Alexandre Barcelos
Alexandre Barcelos
Apr 14, 2023

Parabéns, Patrícia! Sucesso nessa nova jornada!

Like
bottom of page