top of page

Andanças e mudanças

É com imenso prazer que inicio a caminhada neste Jornal.

Reflexo das andanças e mudanças que vira e mexe acontece em nossa Existência. Aliás, quantas vezes nos deparamos com situações que nos impulsionam a mudar.

Pode até gerar uma certa ansiedade, o que é mais do que natural, mas traz consigo o desejo de vivenciar novas oportunidades. Chego até aqui com uma vivência de 25 anos de trabalho em saúde mental coletiva e de 4 anos como aprendiz da escrita. Digo isto, pois estou em processo de aprendizagem e não me considero uma escritora.

Mas o mundo da literatura está presente na minha Existência desde a adolescência, quando participei de oficinas de criação literária na Casa de Cultura Mário Quintana. Uma experiência muito gratificante que me proporcionou desenvolver a escrita.

Mas quando ingressei na faculdade, o percurso literário foi absorvido pelo mundo da psicologia, saúde mental e por muitos anos estive afastada. Mas não completamente... quem gosta de ler, escrever, pintar jamais deixa a arte completamente.

Explico. Recentemente, percebi que em todos os projetos que finalizava, lá estava uma poesia, uma música que reverbera, em mim, o percurso realizado até aquele momento. Lembro de uma grande amiga de alma, psiquiatra fabulosa – Simone Donicht que sempre me presenteava com filmes e livros maravilhosos. Quando fui apresentada a Frida Kahlo, por exemplo, jamais a deixei.

E o rumo, o caminho da arte foi tomando novos contornos em minha Existência...

Assim, em 2019, após inquietações sobre o mundo dos diagnósticos e tarjetas, eis que surge o meu primeiro livro publicado “Tocando o Coração Enxergando a Alma”. Um livro especial que, definitivamente, é um divisor de águas na minha trajetória. A partir do livro, das andanças pelas feiras, das conversas e, em meio a uma pandemia, surge o Canal no Youtube com o mesmo nome.



Bah! De lá para cá, tenho percorrido muitos cenários, conversado com muitas escritoras, escritores, artistas que me permitem descortinar as suas obras para o mundo e descobrir uma nova face da Patrícia. Estou amando produzir, planejar, conversar, deixando a timidez cada vez mais de lado para experimentar muitas outras sensações.

Eis que durante o caminhar, surge o segundo livro “Em busca da Alma perdida”. Outra oportunidade que embarquei de corpo e alma. Aliás, este livro tem me proporcionado grandes reverberações, pois as percepções de quem tem me dado a honra da leitura está sendo especial.



Durante o percurso, comecei a escrever crônicas e estou adorando. Tem me possibilitado um encontro diferente com as pessoas.

Assim chego aqui, pronta para compartilhar escritos que são da alma.

Convido às leitoras e leitores a deixarem suas impressões, sugestões. Pois o mais importante para mim é a troca. A possibilidade de aprendermos e crescermos juntos.

Em um mundo muitas vezes difícil, estarmos nos apoiando, refletindo e contribuindo para o coletivo é essencial.

Até o nosso próximo encontro!



Patricia Ziani Benites Psicóloga e Escritora Autora dos livros Tocando o Coração - Enxergando a Alma e Em busca da Alma perdida Canal Youtube: Tocando o Coração Enxergando a Alma




188 visualizações10 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page