Desdém, descaso, informações imprecisas, falta de apoio à Memória...
Primeiro, se o/a nosso/a leitor/a quiser, por favor, mande aqui sugestões de coisas a tratar sobre as ruas da Zona Norte, toda contribuição é bem-vinda.
Algo que não tem cabimento é que a Prefeitura - não se sabe quando ao certo e de quem partiu esta ideia ridícula - tem colado nas placas:
- Nome consolidado pelo uso
- Nome dado pela tradição
Ou outra coisa sem sentido.
Veja este caso na Zona Norte:
RUA GUSTAVO SCHMIDT
CEP 91330-30
Bairro Três Figueiras
De acordo com registros da CMPA, não há legislação nomeando este logradouro. Pista de pedras regulares. A placa antiga diz que é um nome consagrado pelo uso. Ora, isto não diz nada. Mas acontece na cidade, que nega buscar sua memória. Schmidt é a grafia correta.
Porém ao ser pesquisado, sabemos que homenageia o sogro do grande pintor Pedro Weingartner.
Era engenheiro formado na Alemanha. Fez medições em nossas colônias. Foi da Carris. Depois instalou usinas de energias para a Cia. Energia Elétrica.
Se você não pesquisar, vai repetir a vida toda que é um nome consagrado. E daí? Isto não diz nada mesmo.
Acontece que descobrimos que era estrangeiro, alemão, engenheiro, trabalhou em muitos locais. E era sogro do nosso grande artista Pedro Weingartner.
E tem aquelas ruas que não temos dados ou se formos pesquisar os dados achados não nos dão segurança de falar algo sobre o homenageado que dá nome a uma rua.
Veja este caso no Bairro Santa Rosa de Lima:
RUA GUILHERME DA SILVA
CEP 91160-000
Bairro Santa Rosa de Lima
De acordo com registros da CMPA, não há legislação nomeando este logradouro. Liga a Rua Santa Bárbara e a Rua Mário Arnaud Sampaio. Na verdade, é um beco estreito.
(Não há dados precisos sobre quem é o homenageado)
Temos casos aqui no Bairro Anchieta que faltam mais dados:
TRAVESSA PADRE HENRIQUE KOEHLER
CEP 90200-170
Bairro Anchieta
Criada pela Lei n° 3.317, de 13 de outubro de 1969. Liga a Rua José Lutzenberger e a Avenida Jaime Vignoli. Pista de pedras regulares, em bom estado.
PLACA – Jesuíta, professor emérito e poeta.
Já dá uma ideia de quem foi, mas faltariam outros dados.
Eis mais um caso, no Bairro Anchieta:
RUA PADRE PEDRO SCHNEIDER
CEP 93022-650
Bairro Anchieta
Criada pela Lei n° 3.317, de 13 de outubro de 1969. Liga a Rua Epifânio Fogaça e a Rua Padre Cristóvão de Mendoza. Pista de pedras irregulares.
PLACA – Jesuíta, professor, orador e poeta.
Tal qual o homenageado anterior, ambos foram jesuítas. Uma pessoa me disse que há colégio em São Leopoldo com seu nome, mas o próprio colégio acionado por e-mail não responde. Isto é um demonstrativo de como se torna difícil pesquisas em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.
Somos um Estado e uma Capital que não prezam sua Memória.
Por estas razões, o ZONA NORTE JORNAL começou escrevendo a História da Zona Norte, já tendo publicado 10 capítulos que vai virar um E-BOOK.
ADELI SELL é professor, escritor, bacharel em Direito
Autor do livro CERTAS RUAS DE PORTO ALEGRE
999335309 – adeli13601@gmail.com
Comments