top of page

COOPERATIVISMO

Dos tecelões da Inglaterra à Cresol - cooperativa de crédito - as cooperativas são sociedades de pessoas solidárias. Na época surgiram para se defender da exploração do capitalismo da 1ª. Revolução Industrial. Agora, para não ficarmos refém do Mundo 4.0, quando somos levados a trabalhar para aplicativos e redes, espaços que os bancos digitais tentam tomar conta. Para não sermos servos de algoritmos, de bancos que nem sabemos onde existem, dos algoritmos, temos como apresentar a CRESOL, onde você é atendido por pessoas como você e não por uma máquina.

Como se dá o processo de cooperação? Assim:

- Adesão livre e voluntária;

- Gestão democrática: o associado vota e poderá ser votado,

- Participação econômica: sem especulação, a cooperativa existe para a satisfação do associado,

- Autonomia e independência: é controlada pelos seus membros,

- Educação, Formação e Informação: condição para que os associados e a sociedade tenham qualificação suficiente para seu crescimento constante,

- Intercooperação: são ações de fortalecimento entre as cooperativas de todos os níveis para o bem comum de todos os envolvidos,

- Interesse pela comunidade: orientação aos projetos para fortalecimento e perenidade dos negócios para seu desenvolvimento sustentável nos locais onde atuam.

É a busca da implantação de um modelo econômico social, democrático e solidário assim como também a perseguição constante da justiça social.

Cooperativas não tem dono, elas nasceram de uma forma solidária, onde se tem o objetivo de se ter um mundo melhor, mais humano e sem desigualdades.

Há cooperativas de produção, consumo, de habitação, crédito.

A Cresol é a terceira cooperativa de crédito do país em força e tamanho.

Teve seu início da pequena agricultura do Sudoeste do Paraná, espalhando-se pelo interior de SC e RS, indo até o Nordeste. E na atualidade começa a agir nos grandes centros.

Em Porto Alegre, sua atuação existe há quase dois anos.


Marcelo Couto - Formação em Marketing e MBA em Cooperativismo, Liderança e Integridade Corporativa

Adeli Sell – escritor, professor e bacharel em Direito


10 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page