top of page

Devaneios de menina - a história continua



Há um ano, escrevi uma crônica que adorei chamada “Devaneios de menina”. Na época, a minha inspiração foi uma viagem para Curitiba. Nesta semana, mais uma vez, a conexão com a cidade desperta o imaginário.....

Ao adentrar aquele avião, sentar-se em uma poltrona próximo à janela, um sorriso aparece em meu rosto. Durante a decolagem, a aproximação com as nuvens e o distanciamento do chão, as casas e prédios ficando pequeninos, deslocou a minha percepção para um outro tempo e espaço.

Logo lembro daquela crônica. Mas em um novo espaço..... Motivo da viagem diferente, tempo diferente, mas o encontro coma menina...ah, este sim é o mesmo!

Lá está aquela menina, sagaz, divertida e, completamente, imaginativa. Olho através da janela. Aos poucos o avião se aproxima das nuvens e é, literalmente, engolido por elas. Nuances de branco com cinza nos envolvem completamente. Penso se, realmente, não verei o sol...

Mas aquela menina continua com os olhos vidrados e, de repente, no horizonte, surge múltiplas cores irradiadas pelo sol. Puxa! Que imagem linda!!!! Logo a menina imagina que está saindo pela janela, caminhando pelas nuvens e alcançando o horizonte.

Quantos de nós já se imaginou andando pelas nuvens.... de algodão? Desde criança, sonhava em voar..... aliás múltiplos voos..... Quando voamos descobrimos vários mundos que nos possibilitam experiência inimagináveis.

Quantas vezes, olhamos para o céu e, enxergamos nas nuvens, imagens? Inclusive, o movimento das imagens que se transformam em histórias. Ah! Quanta alegria em permitir que a fantasia se espalhe por nós e nos proporcione força para lidarmos com as questões do nosso dia-a-dia.


Ao caminhar pelas nuvens, aquela menina vai brincando. Apanha partes das nuvens, sentindo a sua consistência, temperatura e...sopra ao vento. A cada sopro, novas formas. Procura andar sobre as nuvens como se estivesse pulando “amarelinha”, já que havia espaços entre elas.

Em um determinado momento, resolve se abaixar e olhar pelo espaço. Então, feche os olhos por um instante, respire fundo e se imagine olhando através daquele espaço. O que enxergas? Quais as suas sensações? Perceba como é fechar os olhos e se deixar ir através da fantasia.

Talvez alguns de nós tenha dificuldade em se permitir ir.... outros já se empolgam e podem ter dificuldade de abrir os olhos novamente. Tudo bem. Faz parte do processo que construímos em nós.

Aquela menina... bem, ela olha os morros ao longe, de um verde exuberante, os rios, as casas pequeninas. O seu olhar enxerga um espaço muito grande. Senta-se por um instante. Sente o frescor das nuvens e respira. Percebe o quanto, muitas vezes, necessita se afastar das situações que vive para enxergar melhor. Perceber as possibilidades para, quando é necessária uma decisão, possa fazê-la da melhor forma possível.

Tudo tem o seu tempo..... Respira mais uma vez. Levanta-se devagar e olha o horizonte. Percebe que os raios de sol se expandem para todo o espaço e lhe toca. Caminha um pouco mais. Abre os braços e agradece.

Agradece por estar ali naquele momento. Agradece por se permitir viver as experiências integralmente. Agradece por ser quem é. Reconhecendo as suas dificuldades, seus medos e ansiedades, mas acima de tudo, por ter o desejo de ser melhor consigo e com o mundo a sua volta.

O alerta e a voz da aeromoça lhe mostram que é hora de voltar. Respira e caminha de volta para dentro da aeronave. Retorna, mas não é mais a mesma. A experiência deste voo foi diferente, pois mesmo sendo uma viagem para a mesma cidade que outrora fizera, o caminho e as sensações foram diferentes.

Querida leitora, querido leitor, os caminhos podem ser muitos, quando nos permitimos viver, realmente, a experiência da Existência. Podemos nos permitir ir além do real para nos Fortalecermos e desenvolvermos passos firmes e mais seguros.

Desejo, do fundo do coração, que cada uma, cada um possa fazer da sua caminhada, a melhor. Reconheça as suas Fortaleças e suas dificuldades. Aprenda e siga em frente, em Paz!

Sejamos Luz!







Patricia Ziani Benites

Psicóloga e Escritora

Canal no YouTube: Tocando o Coração Enxergando a Alma






151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page