top of page

Empório Zeca

Um espaço identificado com o time do bairro!

Nas imediações do estádio Passo D’Areia, inaugurou-se um novo espaço gastronômico, dedicado à cozinha artesanal, orgânicos e produtos locais. A proprietária, Nanra Branco, criou um ambiente muito agradável, pensando na sustentabilidade e na participação da comunidade local. Torcedora do São José e frequentadora do estádio, ela pensou um estabelecimento em que os torcedores do Zeca possam se reunir para assistir aos jogos do time fora de casa, e realizar um pré e pós-jogo nas partidas no Passo. A ideia deu muito certo.

A inauguração do Empório Zeca ocorreu no dia 09 de abril, na estreia do São José na série C, fora de casa contra o Botafogo/PB. O resultado não foi muito bom (derrota do Zeca por 2 a 1), mas o local acabou se tornando um ponto de referência para os torcedores.

Funciona aos sábados das 10 às 22h, com uma feira de orgânicos e produtos artesanais (o almoço é uma delícia, já experimentei), e em dias de jogos do São José. O espaço também está disponível para a realização de eventos.


Com a palavra, a proprietária:

Zona Norte Jornal: Como surgiu a ideia de criar um espaço de cozinha artesanal e produtos orgânicos, vinculado ao clube do bairro?

Nanra Branco: Trabalhando com gastronomia me aproximei dos orgânicos e, consequentemente, da agricultura familiar local. Comecei a trabalhar com vários produtores. Na verdade, orgânico é muito mais do que apenas um produto sem agrotóxico, é toda uma cadeia de consumo que preza pelo que vem de perto, pela sustentabilidade, pelo cultivo local. Quanto mais perto, mais sustentável, mais garantia de qualidade e, consequentemente, um preço justo para todos os membros da cadeia. O meu esposo, apaixonado pelo Zeca, sempre teve a ideia de abrir algo temático do clube. Quando nos ofereceram a loja, fechou todas. Torcer pelo time do bairro, cultivar o bairro e a produção local, tem tudo a ver. Valorizar o que é nosso.

ZNJ: Apesar de ser um espaço novo no bairro, alguns torcedores estabeleceram o hábito de acompanhar os jogos fora de casa, pela TV, no Empório Zeca. Como foi construída essa relação com a torcida?

NB: Como já acompanhamos o time lá no estádio faz muitos anos, fomos estabelecendo amizades no local. É uma comunidade mesmo. Essa é a parte mais legal de torcer pelo time do bairro. Vivemos o clube. Quando o local abriu, usamos esta amizade para começar a chamar o pessoal para torcer conosco, e assim a nossa comunidade Empório Zeca tem aumentado. Um torcedor chama outro e assim vai.

ZNJ: Existe a perspectiva de construir uma parceria com o clube? Quais são os próximos passos/projetos do Empório Zeca para estreitar essa relação com o clube e a comunidade do Passo?

NB: Nossa intenção sempre foi a valorização do entorno e do próprio clube. Temos uma relação muito próxima e especial com eles. Nossa ideia é estimular a interação da comunidade local e valorizar o nosso clube, o nosso time. Algumas ideias vêm surgindo, e serão divulgadas quando se concretizarem. Mas o nosso projeto vai além do futebol, pois queremos estabelecer um espaço de cultura e de proximidade com a comunidade da Zona Norte, Passo da Areia, Santa Maria Goretti e IAPI. Assim, temos promovido eventos culturais, e pretendemos contatar artistas locais para expor ali seus trabalhos. Além dos eventos sociais particulares, queremos trazer outras atrações locais. Inclusive estamos abertos para ideias e parcerias. Na área do futebol, estamos em processo para fazer um campeonato de futebol de botão e um de E-sportes (no caso, FIFA). Além disso, estamos em processo para organizar um encontro de venda e troca de camisas de futebol com colecionadores e apreciadores.

O Empório Zeca fica na Avenida Assis Brasil 1172. O contato é 51992528518 (WhatsApp).


Passa lá e prestigia este novo estabelecimento do bairro. Vale conferir!

Jeferson Machado é professor de geografia em escolas privadas de Porto Alegre


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page