top of page

MERCADO DE IDEIAS: VOCÊ VAI SE APAIXONAR!

zonanortejornalpoa

Está no coração pulsante da cidade, o local mais aberto, democrático da capital gaúcha: o Mercado Público. O “Mercado de ideias está em seu segundo piso e você vai se apaixonar.

Comece por entrar em seu Instagram: https://www.instagram.com/mercadodeideiaspoa/

Lá, como na loja física, está a comandante Carolina Kader, jovem advogada, que está seguindo a tradição da família, dona do Armazém do Confeiteiro, no térreo do Mercado, lidando com sabores, boas comidas.

Sempre que se fala nos Caminhos da Boa Mesa de Porto Alegre, não se pode esquecer de que antes do cafezinho, tem a sobremesa, o pudim, a torta, uma guloseima, algo que já faz você salivar só de pensar.

Não só isso, tem a panificação, sobressaindo a funcional, sem gluten e sem lactose, arte não tão simples, mas necessária nos dias de hoje com os cuidados que as pessoas buscam ter com seu organismo.

Pois, “Mercado das Ideias” é uma baita ideia de escola de culinária. E sabemos que a arte da culinária e da confeitaria é essencial para a gastronomia.

Carolina e equipe são precisas no que fazem:

O Mercado de Ideias é um espaço em movimento, que  considera saberes tradicionais em diálogo com a modernidade, onde misturamos técnicas clássicas com  inovação, tanto nos melhores insumos quanto nos  equipamentos No Mercado de Ideias somos apaixonados pela ciência de transformar ingredientes em maravilhosas criações para reunir os amigos e a família, promover eventos, patrocinar sonhos e confeitar histórias.”



Os professores e instrutores vão além de uma plêiade. São muitos, com saberes múltiplos, variados, não tem preconceitos nem limites.

Quando se fala em insumos a parceria é com o tradicional Armazém do Confeiteiro donde saem os ingredientes dos cursos e onde os alunos, os aprendizes podem comprar quaisquer produtos e certamente com desconto especial da casa.

E há as parcerias como o Curso de Culinária Oriental com a Japesca, a maior loja de pescados do Mercado. Na próxima prometo me inscrever.

E os cursos não ficam apenas nos doces, bolos, pudins têm cursos de “salgados para festas”.

O “Mercado de ideias” vai além do que se passa de informações nos cursos, tem uma fornida biblioteca, esperando por mais aportes.

Além da qualidade dos cursos e dos produtos, Carolina Kader nos mostrou também a solidariedade. Mesmo que o “Armazém do Confeiteiro”, o “Mercado de ideias” fechado, pois as águas ficaram um metro e oitenta na enchente de maio, tudo foi feito para ainda assim ajudar ex-alunos e parceiros, buscando também reforço em fornecedores.

Tem os cursos para trabalhar a venda nas mídias sociais, como postar seus produtos, ou seja, como se comunicar e fazer o seu próprio marketing.

O espaço também é locado para terceiros, caso alguém tenha interesse em fazer algum evento ou atividade instrutiva.

Também me chamou a atenção uma bolsa ecológica com a chamada: “Sabores que contam histórias” e a marca: “Armazém de ideias”. O que me deu um estalo de propor aqui para a Carol, como a chamamos, de realizar “rodas de conversas” sobre os tais sabores e saberes, produzindo quem sabe um vídeo ou um livro.

Neste ano não me lembrei, mas no ano que vem prometo me lembrar de que no dia 02 de janeiro é o Dia do/a Confeiteiro/a.

Lembre-se que os Caminhos da boa mesa não são apenas aqueles que levam vocês até um bom restaurante, eles passam pelas cozinhas antes de tudo.



ADELI SELL, professor, escritor e bacharel em Direito.

Comments


bottom of page