top of page

Pelas Ruas da ZN - Ary Abreu de Lima e a Cidade Universitária

Em 2016, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou um Projeto do Executivo Municipal (Prefeitura) mudando o traçado de bairros, acabando com alguns deles, como o Marcílio Dias na Orla Norte. Criando novos como o Jardim Europa na Zona Norte.

Hoje, apresentamos uma rua que está quase toda ela dentro do traçado do Bairro Vila Ipiranga e uma pequena parte no novo Jardim Europa. Atentem que foi uma pessoa muito especial para a educação superior aqui no Rio Grande do Sul.


AVENIDA ENGENHEIRO ARY DE ABREU LIMA

CEP 91360-070

Bairro Jardim Europa.

Criada pela Lei n° 1.472, de 24 de outubro de 1955. Liga a Avenida do Forte com a Avenida Ferdinand Kisslinger, passando pela Praça Frederico Ozanan. Partes com pedras irregulares e com asfalto.

O professor Ary de Abreu Lima, nomeado em maio de 1939 pelo Interventor Federal Cordeiro de Farias, exerceu as funções de Reitor até abril de 1941, quando morreu vítima de acidente aéreo.

Em colaboração com o arquiteto Arnaldo Gladosh e engenheiros da Prefeitura Municipal, a Reitoria realizou estudos para a localização da Cidade Universitária em uma área de aproximadamente 400 hectares entre as avenidas Bento Gonçalves e Protásio Alves. Hoje, Campus da Agronomia.

Campos de Cultura da Escola de Agronomia e Veterinária, em 1938 - Foto: acervo Museu da UFRGS

O reitor empenhou-se em reduzir taxas e emolumentos escolares: Apologista da gratuidade do ensino, pregava a necessidade da rigorosa seleção dos candidatos a futuros técnicos.

Professor do Julinho, da Escola de Engenharia. Trabalhou no levantamento hidrográfico do Guaíba.


Adeli Sell é escritor, professor, bacharel em Direito e diretor do Zona Norte Jornal.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page