top of page

Pelas Ruas da ZN: Desbravadores

OS DESBRAVADORES ESTÃO POR AQUI

Na região do Bairro Passo da Areia e Jardim São Pedro temos pelo menos três vias que tem homenagens a grandes desbravadores do Sul do país.

Certamente as placas antigas ao serem trocadas por novas pela empresa IMOBI vão estar devidamente assinaladas.

Para que a população saiba de sua História, é compromisso do Zona Norte Jornal assinalar pelo menos o que são suas placas de rua.

Para saber mais, contatem-nos – 51.999335309 – adeli13601@gmail.com


RUA CRISTÓVÃO PEREIRA

CEP 91030-420

Bairro Passo da Areia.

Criada pela lei n° 44, de 7 de abril de 1948. Liga a Assis Brasil (era o Caminho do Passo da Areia) e a Visconde de Pelotas. Via estreita com asfalto.

Militar e sertanista. Jovem veio ao Brasil, iniciando as tropeadas, já se achava no sul do Estado quando chegou aqui Silva Paes, atuou na defesa da Colônia de Sacramento e fez reconhecimentos em território missioneiro.

Dá nome também ao farol centenário em Mostardas, às margens da Lagoa dos Patos. O roteiro comercial iniciado por ele, entre a região do Rio Grande do Sul e São Paulo, originou a formação de núcleos populacionais, como Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula e Nossa Senhora da Oliveira da Vacaria. Um desbravador. Morreu em 1755.


RUA BRITO PEIXOTO

CEP 91030-400

Bairro Passo da Areia*

*Da Rua Tupy a Avenida Carneiro da Fontoura é neste Bairro; dali até a Itararé fica no Jardim São Pedro.

Criada pela Lei n° 44, de 7 de abril de 1948. Via estreita, asfaltada, que vai do encontro com a Rua Tupy a Rua Itararé, passando pela Praça Antônio Amabile.

Militar, natural de São Vicente/SP. Comandante da Ilha de Santa Catarina, século XVIII. Um dos fundadores de Laguna, descobridor dos campos do Rio Grande do Sul e responsável pela ligação de Laguna a Rio Grande, a Maldonado, à Colônia do Sacramento e a Montevidéu.

Como Cristóvão Pereira e João Magalhães foram grandes desbravadores, dando nome a vias nesta região.


RUA JOÃO DE MAGALHÃES

CEP 91010-001

Bairro Passo da Areia*

*Da Cristóvão Pereira até a Av. Carneiro da Fontoura é neste bairro, dali até o ponto sem saída fica no Bairro Jardim São Pedro.

Criada pela Lei n° 44, de 7 de abril de 1948. É uma via com pedras irregulares, sem saída. Da Cristóvão Pereira cruza a Avenida Carneiro da Fontoura.

De onde esta via começa temos o Cristóvão Pereira, desbravador do Estado, da Colônia do Sacramento, etc.

João Magalhães também foi um explorador e descobridor dos campos do Rio Grande de São Pedro do Sul

Comandou um grupo de pessoas que partiu de Laguna, segundo ordem do governador do Rio de Janeiro Francisco Xavier de Távora, a fim de povoar o atual estado do Rio Grande do Sul.



ADELI SELL é escritor, professor e bacharel em Direito, diretor do ZONA NORTE JORNAL.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page