top of page

PELAS RUAS DA ZONA NORTE

Nome de ruas em Porto Alegre é sinônimo quase sempre de confusão, quando não de jogo político.

Soube que no Bairro Costa e Silva teve uma pessoa que esperava um morador antigo morrer para ir lá e se oferecer a levar para a Câmara este nome e assim “faturar politicamente”.

Este mau comportamento sempre foi comum aqui em Porto Alegre.

Na região, algumas coisas são importantes de se dizer. No Passo da Areia, tem vários nomes indígenas a demonstrar a lembrança de uma aldeia dos Tapimirins, da qual Obirici, aquela de estátua no Viaduto, fazia parte.

Ali no entorno do Arroio Sarandi/Avenida Sarandi, temos algumas ruas com origem indígena como Abaeté, Javaés, Bacairis, Tapirapes, etc.

A Avenida Assis Brasil recebeu este nome em 1948, a pedido dos seus seguidores, sempre perseguidos pelos castilhistas, para o então prefeito, o conservador Ildo Meneghetti. Ele propôs o Caminho do Passo da Areia, e os assisistas ficaram descontentes, pois se tratava de um caminho para a Zona Norte e nada mais. Com o tempo, a região se desenvolveu e hoje a Avenida é um marco na sua geografia, uma artéria com forte desenvolvimento econômico.

Hoje, vamos apresentar aqui um comerciante da região que dá nome a uma rua, sua filha e um de seus filhos também.


RUA ZEFERINO DIAS.

Bairro Sarandi

CEP 91130-480

Nominação criada pela Lei 434 de 07 de agosto de 1950, sancionada pelo Prefeito Ildo Meneghetti.

Era chamada de Estrada Velha do Sarandi. Era próximo ao quilômetro 11 das Avenida Assis Brasil. Sai da Avenida Assis Brasil para depois de longo curso desembocar na mesma Avenida Assis Brasil, já na divisa com o Passo d’Areia. Ela cruza a movimentada Avenida Sertório.

Zeferino Dias, segundo o médico Telmo Kruse, era o mais antigo comerciante do então chamado Passo do Mangueira. Tinha uma farmácia próxima à Igreja Cristo Redentor.

Foi com Frederico Diehl, Telmo Kruse, a pedido de Jahyr Almeida, um dos fundadores do Hospital Cristo Redentor.

Sua filha Dona Alzira nomina uma rua na região

Tinha os filhos Zeferino Dias Filho e Honório Silveira Dias. Este é nome de rua no Bairro Higienópolis.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page