top of page

Pelas Ruas da Zona Norte - Família Mentz

Em Porto Alegre, algumas famílias têm representação em nomes de ruas.

Temos o caso do capitão das indústrias A. J. Renner, no Bairro Humaitá, já na Zona Norte, nome de uma Avenida, e seu filho, Egon Renner, nome de uma rua no bairro Restinga, na Zona Sul.

É o caso de Benno Mentz, de quem falaremos abaixo. Seu pai, Frederico Mentz, dá nome a uma via que pega os Bairros Navegantes e Farrapos. Já Benno tem sua presença no Bairro Vila Ipiranga.

AVENIDA BENNO MENTZ

CEP 91370-020

Bairro Vila Ipiranga

Criada pela Lei 1661/56.

Diz o texto que fica alterada a via pública que abrangerá o trecho da antiga Avenida 22 de Abril e a via pública constante do loteamento “Jardim Itati” que desemboca na Avenida Assis Brasil.

Começa na Avenida Assis Brasil e termina na Rua Dom Luiz Gamela. Como a Avenida do Forte, a Avenida Prof. Paula Soares dá vazão de trânsito de uma região a outra. Nela, temos o tradicional Santuário de Nossa Senhora do Trabalho.

No seu início, há um canteiro bem arborizado, porém, depois desaparece para ser uma avenida estreita para seu fluxo.

Benno Mentz era um dos filhos do grande empresário Frederico Mentz que também nomina uma via importante na região Navegantes/Farrapos. Mentz, Trein, Renner e Marquart formavam um forte quarteto de capitalistas alemães. Vários eram parentes entre si e tinham empresas em comum.

Ele e familiares lotearam o então JARDIM SABARÁ, doaram uma quadra inteira onde temos a Igreja NOSSA SENHORA DO TRABALHO e a escola EDUCANDÁRIO DON LUIZ GUANELLA, um campo de futebol e as casas paroquiais.

Benno, que morreu na década de 1950, deu continuidade à guarda de documentos do seu pai, com anotações genealógicas, jornais etc. que se denominou Arquivo Benno Mentz (ABM). Sofreu vários problemas como a enchente de 1941, pois o Arquivo estava na empresa da família. Houve desgraçadamente acusações de que eram documentos nazistas. Passou pela UFRGS e atualmente está sob comodato na Biblioteca da PUCRS.

Foi comerciante, incorporador e pesquisador.



Adeli Sell é bacharel em Direito, consultor e escritor

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page