top of page

PELAS RUAS DA ZONA NORTE - OS PAPAS

Já mostramos que na Zona Norte temos muitas denominações de padres e freiras.

Agora, levamos ao vosso conhecimento duas vias que levam nome de importantes PAPAS.

Acerca de um deles, o PIO XII, tem até algumas controvérsias, mas aqui ele é visto pelo seu papel na paz durante a Guerra.

Já João XXIII é tido como o Papa das encíclicas, que são escritos norteadores. Há 8 dele, sendo a mais importante Paz na Terra.

No momento o Papa Francisco lançou em 2015 sua Laudato Si.

Ela trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, bem como de questões mais amplas da relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. O subtítulo da encíclica, “Sobre o Cuidado da Casa Comum”, reforça esses temas-chave.

Vamos então aos nossos dois Papas:


AVENIDA JOÃO XXIII

CEP 91060-100

Bairro São Sebastião

Criada pela lei n° 3.234, de 17 de dezembro de 1962, que revoga a lei 3.172. Liga a Avenida Bogotá e a Rua Joaquim Silvestre. Via asfaltada.

PLACA – Papa João XXIII – Autor de Famosas Encíclicas.

Papa João XXIII


Papa de 28 de outubro de 1958 até à data da sua morte, em 1963. Pertencia à Ordem Franciscana Secular (OFS) e escolheu como lema papal: Obediência e Paz. Fez o Concílio Vaticano II que visava a renovação da Igreja e à formulação de uma nova forma de explicar pastoralmente a doutrina católica ao mundo moderno

Devido à sua bondade, simpatia, sorriso, jovialidade e simplicidade, João XXIII era aclamado e elogiado mundialmente como o "Papa bom" ou o "Papa da bondade".


RUA PAPA PIO XII

CEP 91230390.

Bairro Passo das Pedras

Criada pela Lei n° 3.172, de 27 de setembro de 1968. Era a Rua 6 da época, na Vila Ingá. Rua sem saída pelas suas extremidades, tem várias entradas. Pista com partes de pedras irregulares e outras com asfalto.

PLACA – O papa da paz.

Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli (Roma, 2 de março de 1876 – Castelgandolfo, 9 de outubro de 1958), foi Papa da Igreja Católica e Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano de 2 de março de 1939 até a sua morte em 1958.

Foi o único Papa do século XX a exercer o Magistério Extraordinário da Infalibilidade papal — invocado por Pio IX — quando definiu o dogma da Assunção de Maria, em 1950, na sua encíclica Munificentissimus Deus. Ao todo, criou 57 cardeais em dois consistórios.


Adeli Sell é escritor, professor e bacharel em Direito.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page