top of page

São José empata jogo-treino contra o Brasil/RS no Passo D’Areia

No sábado (07) o São José fez o seu primeiro jogo-treino de 2023. O Zeca enfrentou o Brasil de Pelotas no Passo D’Areia e empatou em 2 a 2, depois de estar perdendo a partida por 2 a 0. O jogo foi com portões fechados, por medida de segurança.

O 1º tempo da partida foi um jogo de predomínio de ações do meio-campo, com o São José tendo mais a iniciativa da partida, porém não conseguindo transformar essa iniciativa em chances de gol. Aos 18 minutos de jogo o Brasil abriu o placar com um gol de pênalti, bem convertido por Marcio Jonatan. O São José conseguiu a primeira oportunidade de gol apenas aos 38 minutos com Thiago Santos. O 1º tempo de jogo terminou com o Zeca tendo muita circulação de bola, mas pouca efetividade no ataque.

No 2º tempo o São José voltou com mais ímpeto ofensivo, porém foi o Brasil que ampliou o placar com belo chute de Mario Henrique de fora da área: Brasil 2 a 0. A partir daí o Brasil recuou mais a linha de marcação e o São José partiu para cima. Aos 27 minutos Marcelo faz um golaço, pegando de primeira, uma bola que veio da direita, na entrada da área e acertando um chute na diagonal, descontando para o São José. A pressão seguiu e o empate veio no final, a partir de dois jogadores que ingressaram na partida. Aos 44 minutos Rondinelly infiltra uma bola para Neko, de dentro da área, deslocar na saída do goleiro e empatar a partida em 2 a 2.

O São José iniciou a partida com Fábio, Matheus Pivô, Tiago Pedra, Jadson e Marcelo, Marco, Samuel e Sillas, Thayllon, Thiago Santos e Matheuzinho. Ingressaram na partida: Lissandro, Zé Andrade, Rondinelly, Netto, Neko e John.

Como foi a atuação da equipe? O São José teve a iniciativa na maior parte da partida. O técnico Thiago Gomes montou uma estratégia de jogo que prioriza a posse de bola e propõe uma marcação alta na saída do adversário (em jogos-treino anteriores o Zeca fez com mais intensidade a marcação alta do que neste jogo contra o Brasil).

Como foram os setores do time? A defesa é praticamente a mesma que terminou a temporada de 2022, com exceção do lateral-direito Matheus Pivô. O goleiro Fabio é um ídolo da torcida e continua titular incontestável. A dupla de zagueiros Tiago Pedra e Jadson são bons na bola área (defensiva e ofensiva) e continuam com um primeiro combate muito forte. O ponto a melhorar continua sendo a dificuldade na saída de bola. O lateral Marcelo foi um dos destaques da partida, com grande qualidade no apoio e ainda marcando um golaço. O lateral Matheus Pivô se destacou mais pela marcação do que pelo apoio na direita. O meio de campo foi o setor que teve muita circulação de bola, mas dificuldade de infiltração e assistências para o ataque. Sillas não foi bem e ficou abaixo das atuações de jogos-treino anteriores, onde foi protagonista. No ataque o destaque ficou por conta das ações do Tayllon e de tentativas, no final do 1º tempo, do Thiago Santos. Matheuzinho, de boa velocidade, não conseguiu vantagem pessoal nas jogadas pela direita. Dos jogadores que ingressaram durante o jogo, destaque para Rondinelly, que trouxe um pouco de articulação e toque de bola mais qualificado no meio-campo. Ele melhorou o setor, e imagino que com melhor ritmo de jogo será titular da equipe. O Neko entrou e fez o gol do empate. Os demais que ingressaram não alteraram muito o panorama da partida. Guilherme Biteco estava no banco, mas não entrou no jogo.


Este foi o teste contra o adversário mais qualificado até agora. O Zeca ainda tem dois outros jogos-treino importantes fora de casa: Juventude (dia 11) e Internacional (dia 14). São jogos para o treinador Thiago Gomes fazer os ajustes finais na equipe. A estreia no Gauchão está confirmada para o domingo (22) às 19h, fora de casa, contra o Esportivo de Bento Gonçalves. Vamos lá, ZECA!!!!

Vitória e eliminação do São José na Copinha

Nesta segunda (09), a equipe sub20 do São José encerrou a sua participação na Copa São Paulo de Futebol Junior com uma vitória de 3 a 1 sobre o Guarulhos, com gols de Denner, Hannyel e Mikael. Com este resultado o Zeca terminou em 3º lugar no grupo 16 e está eliminado da competição. Nas partidas anteriores o time foi derrotado pelo Coritiba por 2 a 0 e pelo Flamengo de Guarulhos por 2 a 1. O grupo era difícil, mesmo assim existia uma expectativa de que a gurizada do Zeca poderia ir mais longe na competição. O desempenho no Gauchão sub20 do ano passado e os jogos amistosos preparatórios para a Copinha, criaram um sentimento de que a equipe tinha condições de avançar para a fase dos jogos eliminatórios. Não deu, então paciência. Bola para frente, pois o trabalho foi bem realizado.

Valeu, gurizada do ZECA!!


Jeferson Machado é professor de geografia em escolas privadas de Porto Alegre



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page