top of page

Sob o céu azul da Zona Norte


Responda rápido: que clube de futebol de Porto Alegre veste azul e branco e disputa o Campeonato Brasileiro? Sem saber a sua resposta, arrisco o palpite de que um certo clube do Humaitá que até pouco tempo habitava a Zona Sul de Porto Alegre foi a primeira coisa que veio à mente da maioria. Se você pensou no Grêmio, você errou. Não é a ele que estou me referindo.


O Esporte Clube São José, clube tradicional do nosso estado, carinhosamente conhecido como Zequinha, espraiando-se em simpatia não só pela Zona Norte mas por toda a nossa cidade e que habita no bairro Passo D’Areia, veste azul e branco disputa o Campeonato Brasileiro da Série C – vale lembrar que faz uma campanha emocionante neste ano, ocupando assento no G-8 da competição no fechamento desta coluna.




Não se sinta culpado se tiver lembrado primeiro do irmão que é morador novo na Zona Norte, ali nas bandas do Humaitá. Além de termos que reconhecer que de fato a grife e o tamanho da torcida falam mais alto, há ainda o papel dos veículos de comunicação, que acabam por dar espaço muito maior para a dupla Grenal. Nem questiono isso para o que importa por aqui – mas aponto a questão para dizer que isso foi ponto importante quando pensamos no papel que queríamos dar a esse novo Zona Norte Jornal.


Para nós, o Zona Norte Jornal só faz sentido se puder fazer o povo da Zona Norte ver a si mesmo e ser também, visto em suas virtudes, em suas belezas e riquezas. Uma dessas riquezas é o esporte, que não pode ser definido apenas pelo futebol, mas serve como um bom exemplo do compromisso de falar mais daquilo que representa a Zona Norte de Porto Alegre no futebol brasileiro – como é o caso do São José, uma pequena joia que vem sendo polida há tempos e que faz com que boa parte das cidades do interior do RS tenham inveja não de Porto Alegre com a dupla Grenal, mas da Zona Norte e seu São José.


Dizendo isso, estamos na verdade usando um exemplo para ilustrar o nosso real compromisso: dar espaço de visibilidade e protagonismo para acontecimentos esportivos, atletas e entidades que representem a região e mostrar que sob o céu azul da Zona Norte cabe emoção, diversão, competição e há um universo inteiro que é pouco visto ou lembrado pelos grandes veículos de comunicação.


Desculpem um certo tom emotivo na escrita, mas para nós, essa editoria de e

Esportes é histórica, porque marca o início do trabalho – um trabalho que vemos como uma missão. Venha com a gente nessa viagem. Vamos ter cobertura de competições, opinião de colunistas e mais uma série de iniciativas para sempre levar mais do esporte da Zona Norte para o mundo, errando, acertando, mas sempre sob o céu azul da Zona Norte.


Mirgon Kayser | Editoria de Esportes – Zona Norte Jornal

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page