top of page

Urtiga – do mato ao prato

Já pensou em comer urtiga / urtigão? Ou ainda, tomar uma cervejinha feita com ela?

É isso que o Café com PANC, uma cafeteria não tão convencional, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, oferece. Lá você encontra isso e muitas outras comidinhas e cervejinhas feitas com PANC – Plantas Alimentícias não Convencionais.

A urtiga / urtigão é aquela planta que todo mundo conhece por causar queimadura, ardência, coceira na pele. Muito encontrada em jardins, matas, terrenos baldios, essa plantinha bonitinha e ordinária é carregada de ácido fórmico (o mesmo que as formigas têm no ferrão), que deixa algumas lembranças na memória. Mas não se preocupe!! O antídoto natural para a urtiga é o mentol, facilmente encontrado numa mochila ou na quitanda da esquina através da tradicional bala de menta, em chicletes, pasta de dente, enxaguante bucal, óleo essencial e outros produtos mentolados. Se por ventura você se encontrar com uma urtiga, mastigue uma bala de menta e coloque sobre a queimadura, e sinta na sua própria pele o alívio imediato.

Contudo, você deve estar se perguntando: como essa planta tão agressiva pode ser comestível? Sim, é. E quase todas as espécies de urtiga são comestíveis. Ricas em FERRO, CÁLCIO, PROTEÍNAS e FIBRAS, elas são altamente nutritivas e saborosas. Além disso, há relatos de terem efeito afrodisíaco, bactericida e detox, sendo usadas na medicina alternativa para curar dores articulares e de estômago.

Apesar da fama, nem todas as urtigas são bravas ou urticantes, e o preparo delas é bem fácil. Colha as folhas, lave e escalde em água fervente. Se ficar com dúvida, coloque um pouco de bicarbonato na água, assim você remove todo o “veneno” da planta. Depois disso, prepare do jeito que quiser, seja refogada, como recheio ou mesmo em sopas.

MAS ATENÇÃO: não saia colhendo folhas por aí sem ter a certeza do que você levará para sua mesa! Na dúvida, converse com alguém que conheça as plantas ou vá no CAFÉ COM PANC e saboreie a EMPADA de URTIGÃO com CERVEJINHA de URTIGA e já aproveita para conhecer essas e outras coisas “bizarras” da natureza.


Márcia Peripolli é Bióloga, proprietária do Café com PANC

Whatsapp 51 8057-8710





30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page