top of page

Violências Culturais

Coca Trevisan, com “Violências Urbanas”, da Memorabilia, 2022 -  https://memorabiliastore.com.br/produtos/violencias-culturais-coca-trevisan-2022/ - vem a mim pelas mãos do autor.  De cara, tivemos um papo sobre este e futuros livros.

Coca Trevisan é jornalista.  Nasceu em Santa Maria, RS. Atuou como repórter e redator nos jornais NH, de Novo Hamburgo; VS, de São Leopoldo e Jornal Alto da XV, de Curitiba. Como profissional freelancer, assinou matérias em diversos periódicos. Mora em Florianópolis.

Eu diria que são crônicas filosóficas, puxando para reflexões atualíssimas, sempre buscando suporte nos clássicos ou estudiosos nossos, como Ianni. Sem deixar de ler as mídias atuais e as cenas da política brasileira.

Em vários pontos, me deliciei com a crítica à mídia e ao capital imperialista, superando a atual fase na qual os temas identitários justos devem ser respeitados, mas não podem se sobrepor à divisão de classes, esconder que existe império e periferia.

As crônicas também são um guia para rever bons filmes e ver aqueles que temos que ver antes de partir. Como fazer leituras de alguns autores da nossa Filosofia.

Temas atuais como corrupção aparecem: "Nada adianta um anel de ouro num dedo corrupto". E tem muitos.

Coca deveria fazer uma série de papos onde ele comandaria LIVEs com os temas do livro. Creio que renderia muito e seria apreciado.

Não vou resenhar mais, porque você terá que ler este livro.

Avancem sobre ele.


Adeli Sell é professor, escritor, bacharel em Direito e vereador em Porto Alegre.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Meia Siza

Comments


bottom of page