top of page

Churrascaria mais antiga ainda encanta

Tem nome de santo, o casamenteiro Santo Antônio. Parece este tem dado uma mão, pois ali tudo casa bem: ambiente, as carnes, a bebida e o atendimento.

A mais antiga casa, segundo alguns, era a Cabana dos Santos, mas não existe mais; como nunca se encontra data de sua fundação. Mas uma coisa é certa foram os Aita que assaram churrasco na Exposição de 1935, a pedido do prefeito, que era o organizador, outra falam que o pedido partiu do governador Flores da Cunha. O que importa muito neste momento é que ainda temos churrascarias tradicionais, pois tivemos no último período uma investida do modelo “parrilla” uruguaio e argentino.

Foto: Divulgação FB Restaurante Santo Antônio


A Churrascaria Santo Antônio fica numa ponta do Bairro Moinhos de Vento, na R. Dr. Timóteo, 465. Foi fundada em 1935, estando sob direção da Família Aita, em sua quarta geração. Logo, fundada no ano do Centenário Farroupilha, quando os Aita assaram churrasco na Redenção.

Era domingo. Éramos três. Mesmo no verão escaldante de janeiro encontramos a casa cheia depois das 13h.

Optamos por cerveja uruguaia, a Nortenha. Qualidade que se mantém, apesar de ter sido adquirida pela Ambev.

Pedimos linguiça campeira, aipim frito como entrada. Depois fomos para uma costela e maionese. O café expresso estava bem tirado.

Tudo perfeito com preço justo. Diria que em comparação a outros locais saiu em conta.

Na saída como prêmio encontrei amigos que não via há mais de década

Ganhamos o domingo.


Adeli Sell é escritor, professor e Bacharel em Direito.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page