top of page

Partiu Enid Backes, uma lutadora



Faleceu nesta terça-feira (22) a socióloga Enid Backes, aos 93 anos de idade, em Nova Petrópolis. Enid tratava há alguns anos de um enfisema pulmonar, chegou a ser hospitalizada mas não resistiu. Segundo a filha Laura, ela morreu de forma serena, sem necessitar de medicações para dor: "Quando ela partiu, parecia que estava dormindo", disse.

Enid foi precursora do movimento feminista brasileiro, liderou a primeira Coordenadoria Municipal da Mulher de Porto Alegre e lutou pela redemocratização do país pós ditadura militar. Fundadora do Partido dos Trabalhadores, chegou a ser candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa do RS.

Mãe de sete filhos e avó de 15 netos e oito bisnetos, Enid não queria velório de corpo presente, deixou instruções aos familiares para que seu corpo seja doado à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Adeli Sell, liderança do PT gaúcho e diretor do Zona Norte Jornal, manifestou nas redes sociais o seu pesar pela partida da amiga e companheira de tantos anos de militância.


"Enid uma legenda

*Adeli Sell

Foi nos anos 70 no Bar do Antônio ou no pátio da Filo, como era conhecido o prédio das Letras e Ciências Sociais, que encontrei a Enid Backes. Ela já era uma senhora, chamando a atenção a discrepância etária de mais de 20 anos conosco, os jovens.

De lá para cá, eu poderia mostrar ações e dar uma legenda: Enid participa... Enid fala... Enid articula...

Feminismo, Anistia, Carestia, Sindicalismo, Política... Enid era tudo e mais um pouco naquela serenidade de dama do saber.

Sempre me encantou seu jeito didático de explicar as coisas. Se suas ações puxam uma boa legenda, ela se tornou uma legenda. Legenda como marco, como trajetória, como uma VIDA, com maiúsculas.

Aos 93 anos de dedicação às nobres causas da Humanidade, Enid nos deixa. Estamos todos sentidos, porém, gratos pelos seus atos.

E para sair de cena, deixa seu pedido: 'meu corpo ficará para as pesquisas da Faculdade de Medicina'.

Enid foi uma das maiores figuras que conheci. E com ela aprendi.

Sua última lição será guia para nós."

*Adeli Sell é professor, escritor e bacharel em Direito.


Carla Kunze - Editoria ZN Jornal

55 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page