top of page

POVO HOMENAGEIA MORGANA MARCON

O Colegiado Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas realizou, nesta segunda-feira (15) na Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do RS, uma homenagem a Morgana Marcon, ex-Diretora da Biblioteca Pública do Estado RS.

Foto: Divulgação


Morgana Marcon dirigiu a Biblioteca Pública do Estado por duas décadas, tendo sido responsável por conduzir o processo de restauro de móveis e pinturas "escondidas" por mãos inábeis com camadas de tinta sobre verdadeiras obras de arte nas paredes do prédio histórico, localizado no Centro histórico de Porto Alegre. Em sua gestão, realizou inúmeros eventos literários e criou a Gibiteca, um novo ponto de visita, de leituras e de eventos da BPE.

A motivação da homenagem realizada na ALRS é a necessidade de o RS de alguma forma agradecer e valorizar o legado de Morgana na BPE, visto que a atual gestão da Cultura no Estado trocou a direção da biblioteca sem qualquer discussão ou deferência ao seu trabalho.

Atualmente, como servidora de carreira, Morgana está lotada como bibliotecária na Biblioteca Comunitária Leopoldo Boeck, na comunidade da Coinma, no Jardim Sabará, Zona Norte de Porto Alegre.

Fotos: Divulgação





Carla Kunze

Jornalista | Editora-Chefe do ZN Jornal

zonanorte.jornalpoa@gmail.com

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page