top of page

PELAS RUAS DA ZONA NORTE



O Bairro Jardim São Pedro é pouco conhecido e confundido com o Cristo Redentor e com o Bairro Lindóia. E menos conhecido ainda se falarmos de suas ruas.

Hoje, apresentamos a Rua Fontoura Xavier, que homenageia a um gaúcho que mais lembra a cidade com seu nome: Fontoura Xavier.

RUA FONTOURA XAVIER

CEP 91040-370

Bairro Jardim São Pedro

Não há registros na CMPA sobre sua denominação por Lei. É via de pedras irregulares com manchas de asfalto mal preservado, com entrada e saída pela Rua Fernando Abbot, fazendo uma “meia lua”.

Antônio de Fontoura Xavier, de Cachoeira do Sul, filho de Clarinda Fontoura, logo neto de Vicente da Fontoura, farrapo que articulou a pacificação.

Diplomata, jornalista e poeta, Fontoura Xavier, além da Rua em Porto Alegre, nomina rua em sua cidade natal e em outro município gaúcho, no Botucaraí.

Fontoura Xavier fez livro contra o Império, foi atuante no republicanismo, além de ser um predecessor do simbolismo no país, sendo seguidor de Baudelaire na poesia e apreciador de Poe, célebre escritor americano. Seu livro “Opalas” é citado e estudado pelos críticos literários. Teve forte atuação como diplomata em vários países.

Um excerto de suas pesas, como Loura e Branca:


Loura e branca, de um lírio na brancura

Parece filha d'um pincel divino!

A gente, ao vê-la, lembra-se de Urbino,

Tem ímpetos de por-lhe uma moldura.


ADELI SELL é professor, escritor e bacharel em Direito.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page