top of page

Pelas ruas da Zona Norte: avenida com dois nomes


Qual a via liga a Avenida Protásio Alves com a Avenida Assis Brasil? É uma via importante, mas tem – mesmo sendo uma – dois nomes: AVENIDA DO FORTE E AVENIDA SATURNINO DE BRITO.

Por que isto acontece? Coisas de Porto Alegre. Aqui, reina, como vocês vão ler, ver e observar, um certo caos, confusões em se tratando de nomes de logradouros.


Traçado da Av. do Forte, Google Maps.



AVENIDA DO FORTE

CEP 91360-001

Bairro Vila Ipiranga*

*Da Sapé à Rua Dom Luiz Guanella, é este bairro. Mas até a Sapé vindo da Av. Assis Brasil, fica no Bairro Cristo Redentor.

Criada pela Lei nº 3860 / 74. Laconicamente, diz que na placa deve constar: antiga Estrada do Forte. Sim, mas por que razão tem este nome?

Ela é a via que vem da Avenida Assis Brasil até encontrar a Avenida Saturnino de Brito.

É uma via importante que liga o Jardim Lindoia e outras partes da Zona Norte com a Zona Nordeste e Leste.

Fala-se que a "Estrada do Forte" surgiu e ficou assim conhecida a partir da Guerra Farroupilha, quando nossa Capital foi sitiada pelos farrapos. Sitiada e com apenas 300 militares, mas a população ajudou na defesa, fazendo trincheiras.

Já sobre o Forte, este teria sido levantado numa pequena elevação na região, feito pelo General Netto, não pelos legalistas. Este teria sido usado para disparar contra a capital.


AVENIDA SATURNINO DE BRITO

CEP 91329-001

Bairro Vila Jardim

Sem denominação em lei, segundo a CMPA.

Vem da Avenida Protásio Alves para encontrar a Avenida do Forte, formando com ela a via de acesso da região Nordeste a vários pontos do Norte da cidade. Dela, pela Rua Ipê, se alcança a Avenida Dr. Nilo Peçanha chegando ao Shopping Iguatemi, Colégio Anchieta e Unisinos, com via para chegar ao Centro.

A justificativa para homenagear o engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito com esta via em Porto Alegre não está clara, porém, sobram razões para homenagens a ele, por tudo que fez pelo Brasil afora sempre nesta área. Trabalhou nas principais capitais do país, desenvolveu um trabalho de vanguarda, porque o Brasil era totalmente carente no setor sanitário. Desenvolveu vários equipamentos sem pedir patente, pois afirmava trabalhar para o povo.

Nasceu em Campos, no Rio, e faleceu em Pelotas em 1929.


NOTA – Quem tiver mais informações acerca das ruas que a cada quinta-feira tratamos aqui, por favor façam contato direto com a gente – adeli13601@gmail.com



89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page