top of page

Pessoas idosas em Porto Alegre

O Censo diz que temos 210.115 pessoas idosas acima de 65 anos, em Porto Alegre. O Rio Grande do Sul tem o maior percentual de idosos entre os Estados brasileiros. Em 2022, o RS tinha 2.193.416 pessoas com 60 anos ou mais, o equivalente a 20,15% da população.

Estes dados devem ser verificados, como é imperioso checar onde se encontram. Sabemos que a maior fatia de pessoas idosas mora no Centro Histórico, em Porto Alegre.

Vocês já se perguntaram por que razões Porto Alegre perdeu entre um Censo e outro 80 mil pessoas? Afinal, o que disse ou fez o governo local? Nada: silêncio obsequioso.

Quanto à evasão de pessoas da capital, temos a convicção de que a maioria é de pessoas idosas que buscam um local melhor para se viver, no litoral do Estado e no vizinho Estado de Santa Cataria. Sem falar em jovens que vão para o exterior.

Em nossa luta cotidiana como vereador em Porto Alegre, temos buscado a melhoria da acessibilidade, com melhoria de calçadas, como passagem de pedestres, com pintura das faixas de segurança.

Temos buscado junto à EPTC a garantia de ônibus acessíveis, com pisos rebaixados e controle de horários.

Nas Unidades de Saúde, temos verificado o controle dos horários de atendimento.

Buscamos mais e mais áreas de lazer, com praças e parques com bancos, água potável, com academias ao ar livre.

O COMUI de Porto Alegre pode ser acessado pelo e-mail

comui.smds@portoalegre.rs.gov.br - Tem sua sede na Avenida João Pessoa, 1105, Bairro Farroupilha.



Adeli Sell é professor, escritor, bacharel em Direito, vereador do PT.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarii


bottom of page