top of page

Pitacos da semana

Mau Humor

O humorista Leo Lins foi demitido do SBT após fazer uma insuportável piada sobre crianças com hidrocefalia. Eu tenho uma filha. Se a Teodora tivesse hidrocefalia, eu sentiria vontade de fazer sei lá o que com o tal humorista. Meus dedos se negam a escrever o que ele disse. Mas a punição veio logo: depois de perder o emprego, Leo Lins foi defendido por Monark - sim, o Monark, aquele que acha plausível, dentro de sabe-se lá que tipo de visão de liberdade, a existência de um partido nazista. Mais do que perder o emprego, isso sim é um esculacho. Sinceramente, ser defendido pelo Monark é uma extrema degradação. Se um dia Monark me defendesse, eu entraria em uma profunda crise ética. Só uma coisa pode ser mais desmoralizante do que isso: ser convidado para ser ministro de Bolsonaro. Isso sim é o fim da várzea.


Violência é o meio

Dois brasileiros morreram na Ucrânia em ataque russo à cidade de Kharkiv, no último dia 30: Thalita do Vale, 39, e Douglas Búrigo, 30. No dia 5 de junho, André Hack Bahi, 43, havia sido o primeiro brasileiro a morrer em terras distantes. O que pode levar um compatriota a pôr sua vida em risco em um conflito tão longínquo que não seja o amor incondicional à truculência? A verdade é que a força, o tiro, o risco, enfim, a violência e afirmação da força não precisam de motivos plausíveis para que sejam manifestadas por seres humanos truculentos. Na violência, os meios são os próprios fins. Como diz o ditado, a violência não é força, mas fraqueza.


O metrô e o dinossauro

Na última terça-feira (5), foi lançada a pedra fundamental do Parque da Orla, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). A GAM3 Parks investirá mais de 280 milhões de reais em um empreendimento que será dividido em 8 etapas e está previsto para ser concluído em 2027 - mas sabe como é, estamos no Brasil, então tudo bem se for entregue em 2127, junto às últimas obras da Copa do Mundo de 2014 e àquela compra que está vindo China. O metrô fica para 3022. Longe de querer jogar água fria no empreendedorismo e no tal “progresso”, a pergunta que fica é se houve um amplo debate sobre a obra ou se ele se tornou desnecessário frente a esta quantia gigantesca de grana. Me parece que não houve debate. O Parque da Orla contará com roda-gigante, arena de rodeio e até mesmo um espaço destinado aos dinossauros. Sem dúvida, ficará bonito. Que os porto-alegrenses sejam beneficiados pelo novo local e que todas as regiões de Porto Alegre - não só as centrais, mas também as periféricas geográfica e economicamente - possam ter obras que levem mais bem-estar à população.



Descabelado

O premiê britânico Boris Johnson renunciou ao cargo, após inúmeros escândalos e polêmicas. Em fala à imprensa, disse estar triste por ter que abandonar o "melhor emprego do mundo". Eu fico aqui pensando o que é ter o melhor emprego do mundo. Será que é não ter emprego e mesmo assim ter renda? Ou será que é não sofrer pressão do chefe, trabalhar quatro dias por semana, ser bem remunerado e não precisar pegar o ônibus lotado? Difícil dizer por que Johnson considerava o cargo de primeiro-ministro a melhor ocupação do mundo. Talvez seja por ele poder ir ao trabalho sem precisar arrumar o cabelo.


Casão

Não sei quantas pessoas gostam do Galvão Bueno, mas tenho certeza de que poucos odeiam o Casagrande, demitido da Globo. Este gigante de 1,91 metro de altura, ex-jogador de futebol, guerreiro na luta contra as drogas, mostrou a todos que o esporte é um reflexo da sociedade. Em outras palavras, Casão mostrou que política e futebol se discute sim, de preferência ao mesmo tempo.


Aliás

O Grêmio vai sair da série B?



82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SE...

bottom of page