top of page

Pitacos da Semana

Enem da Democracia.

Responda à cuestão abaixo:

O despresidente da República, ao se referir aos atos em defesa da democracia realizados no último dia 11, na Faculdade de Direito, afirmou que haveria uma suposta incoerência da esquerda na propositiva, uma vez que ela mesma seria defensora de regimes que desprezam e atacam a própria democracia. Jaindo Bolsonaro disse que a carta tem a mesma relevância que:

(A) teUma proposta de PEC inconstitucional.

(B) A constituição de 1937, durante o Estado Novo varguista.

(C) Uma decisão de primeira instância quando não referendada pela segunda instância.

(D) Um projeto de lei aprovado na Câmara mas rejeitado no Senado.

(E) Uma carta contra as drogas assinada pelo Zé Pequeno.

Gabarito: letra “E”, de Eterossexual.


Eleições 2022

Os militares estão, de fato, interferindo na eleição de outubro. Quem pensa que isso é normal não se dá conta do absoluto disparate que isso representa, simplesmente porque essa não é uma atribuição das forças armadas. Eu sou professor. Meu ambiente de trabalho é a sala de aula. Existem, nos meus locais de trabalho, pessoas que têm o poder de mudar minhas decisões. Nós costumamos chamá-las de chefe. Agora, por exemplo, se a bibliotecária ou o cara da cantina derem pitacos na minha prova, eu vou começar a achar que há algo muito estranho acontecendo com o meu empregador. Agora imaginem que isso passe a ser considerado algo comum. Pois então, isso são os militares interferindo nas eleições. Eles não são bálsamos de ética e de moralidade. Eles possuem canhões. Nós, a Constituição.


Caso Kiss

É inaceitável o calvário que as famílias das vítimas da Boate Kiss vêm passando há mais de 9 anos. Na semana passada, a Justiça anulou o júri, acatando pedido da defesa. Pode haver justificativa legal para tanto, mas não há justificativa emocional. Nossa sociedade é muito baseada na ideia da separação da razão e da emoção. Mas elas andam juntas. A anulação de um júri significa anularmos mais um pouco a vida de todas as vítimas.


Aliás

Vocês repararam que já está amanhecendo mais cedo?



Cristiano Fretta é escritor, professor e músico.


Posts recentes

Ver tudo

SE...

bottom of page